DELFIM SANTOS
(Porto,1907- Cascais,1966)
Delfim Santos foi um filósofo português de grande mérito, pese o facto de nem sempre se o ter entendido assim. O que não é coisa rara na mentalidade lusa. Muitas vezes damos mais mérito ao que é de fora, do que propriamente aquilo que é genuinamente nosso.
Filósofo, pedagogo e pedagogista, licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vindo a desenvolver estudos avançados na área da Filosofia com famosos mestres de Viena, Berlim, Londres e Cambridge.Frequentou os seminários de Nicolai Hartmann, e conheceu bem o pensamento de M. Heidegger. Quer um quer outro serão referências permanentes do seu pensamento
Foi leitor nas Universidades de Berlim e Oxford, ingressando na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa como professor da disciplina de Ciências Pedagógicas, tendo sempre presente no seu espírito o cultivo,a dinamização e a promoção da cultura portuguesa.
A sua obra, publicada em três volumes pela Fundação Calouste Gulbenkian, é de pendor essencialmente filosófico e pedagógico, desenvolvendo temas de cultura, de actualidade, e reflectindo acerca das preocupações do seu tempo.
As suas ‘Obras Completas’ são um magnífico espólio do seu pensar e da nossa cultura lusa.na qual se encontram três categorias temáticas: Filosofia, Homem e Cultura.
Bibliografia
Obras Completas, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, vol. I, 1971, vol. II, 1973, vol. III, 1977.
Sobre Delfim Santos
*Botelho, Afonso, Apologia do Mestre, Lisboa, “Teoremas de Filosofia”, 1969,
*Caeiro, Francisco da Gama, Da Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa, Lisboa, “Revista da Faculdade de Letras” 1983.
*Maria de Lourdes Sirgado, O Pensamento de Delfim Santos, Braga, “Itinerarium”, 1989; Da Filosofia de Delfim Santos, Lisboa, Escola Delfim Santos, 1993.
*Marinho, José, Delfim Santos A Filosofia Situada e A Ontofenomenologia em Delfim Santos, Lisboa, “Estudos sobre o Pensamento Português Contemporâneo“, 1981.
*Paszkiewicz, Cristiana Abranches de Soveral, A Filosofia Pedagógica de Delfim Santos, Vila Real, 1997.
*Teixeira, António Braz, Aproximação ao pensamento filosófico de Delfim Santos, Lisboa, “Espiral”, 1966. Octogésimo Aniversário do Nascimento do Professor Delfim Santos. Comemorações Lisboa, Centro Cultural Delfim Santos, 1990.